sábado, 20 de fevereiro de 2010

Abrem-se as cortinas, começa mais um festival de hiporcrisia


Respeitável público, é com vergonha que anuncio as boas novas, ou melhor, as péssimas antigas. Continuamos vivendo num país onde ter opinião é entendido como um motivo a mais pra pessoa ter seu discurso desclassificado, como se ainda vivêssemos no período repressivo e tenebroso povoado pelo fantasma da censura e, de certa forma, é assim que as coisas são.

Quanto a você palhaço!Você precisa dizer algo que agrade, sorria, seja engraçado, faça uma piadinha ali outra acolá, mas nada que pise no calo de ninguém, pois veja bem, você não pode ser mais que o bobo da corte, está ali pra entreter, então relaxe e abra mão de suas convicções ao menos enquanto sobe ao palco, quem precisa de convicções? Quem precisa ter senso de justiça quando se tem o riso como arma de alienação de uma massa que não tem acesso a uma série de informações que você teve?

 Preste atenção, eu sei do que digo, não vale a pena porque se você tentar transgredir as regras sabe quem vai se voltar contra você? As pessoas que você tenta inutilmente abrir os olhos e ainda não percebeu que não vai adiantar nada, que é uma guerra na qual você luta sozinho. Renda-se como os outros e vai ser tudo mais tranquilo, na mais perfeita ordem. O que te oferecemos é a moralidade hipócrita e despudorada, onde existem pesos e medidas diferentes dependendo da sua condição financeira e seu lugar na sociedade.

Não queira fazer as pessoas aprenderem a rir de si mesmas. Levamos muito tempo pra transformá-las em vítimas e fazê-las acreditar que se fizerem o que você pede elas estarão se humilhando. Pegue sua filosofia crítica que aprendeste vendo esses programinhas americanos que só ensinam as pessoas a ser rebeldes sem causa e enterre no quintal. As pessoas precisam acreditar que a cultura americana é um lixo, faz bem pro ego, faz elas não se sentirem tão diminuídas, isso é até bom por um lado, elas ficam achando que não pensam como um país subdesenvolvido que quer ser chamado de país em transição, mas onde as pessoas não tem fome apenas de alimentos, carecem não só de nutrientes, mas são subnutridas de sonhos e de uma autopiedade que é necessária para que o sistema continue funcionando.

Então meu caro, quem é você pra querer mudar? Quem é você pra querer desmoronar o que levamos mais de séculos para construir? Você se acha esperto demais, mas vai cair do cavalo. As pessoas não precisam dessa acidez toda, precisam pular o Carnaval, se contentar em ser o país do samba e do bom futebol. Somos  os melhores nessas coisas, não precisamos de pessoas que conseguem pensar sozinhas, elas dão trabalho, vai virar um caos. Definitivamente não.

Seja sensato o bastante, você não quer o bem das pessoas? Pois então, dê cambalhotas e fale de alguma sub-celebridade, dá certo, mas cuidado pra não pegar pesado e para a pessoa não se irritar com você, aqui tudo é processo, se você não se lembra. Faça os magrelos rirem falando dos gordinhos, faça os gordinhos acreditarem que são dignos de riso mesmo e sentirem mais pena de si mesmos. Faça piada com os portugueses é um revide a altura da colonização que assassinou culturas, povos, sonhos. Fará as pessoas se sentirem melhor. Faça piadas com animais, eles não podem te processar, mas tome cuidado com os vegetarianos e com a Sociedade Protetora dos Animais.

Faça a roda girar, de vez em quando a gente pode soltar as correntes e você pode dar uma alfinetada em algum líder mundial por aí, mas não fale do nosso por que ele, assim como o resto da grande massa, vai se revoltar contigo. Isso não vai ser bom pra você, vai por mim.

Por hoje é só, agradeço sua colaboração. E reflita sobre tudo que te disse. Se quiser te arrumo um livro de auto ajuda ou te dou 15 dias na Bahia, você voltará renovado. Isso é Brasil!

(Um cara se levanta da platéia e vai embora pensando "As pessoas vão acabar me vaiando, já que por aqui quem merece aplauso é vaiado e quem é aplaudido merecia vaias, muitas vezes. Mas e daí? Dane-se! Eu não trabalho pelos aplausos...")


Texto dedicado a Danilo Gentili e a todos aqueles que procuram fazer alguma coisa pra mudar a realidade e não se acomodam com essa alienação e a vitimização do brasileiro. 

2 comentários:

  1. Realmente,o Brasil só vai mudar,quando as pessoas tirarem suas vendas e começar a olhar para os lados!!Eita jeitinho brasileiro de só querer se dar bem!!
    Parabéns pelo texto!Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não tem o que dizer né dona Lyris, impecável como sempre.

    ResponderExcluir